Publicidade Semanão diesel viveiros
Publicidade Semanão diesel viveiros
Publicidade Elefante Azul Web

Diretor: Paulo Melo Quinta-feira
23 de Outubro de 2014
Publicidade Inicial – Mercado das Ervas – header 2

Curso de “mecânica no feminino” em S. Miguel aberto a homens e mulheres

Aprender a trocar pneus ou localizar e identificar componentes mecânicos de um carro são os objetivos do curso destinado a condutoras, que o Automóvel Club de Portugal (ACP) realiza a 25 de janeiro, em S. Miguel, nos Açores.

pneus carro Texto: Lusa/Açores 9 | Foto: Direitos Reservados
Visualizações 4392

“Como há muitas mulheres que não têm os conhecimentos básicos de mecânica para ter uma condução com alguma segurança nós desenvolvemos este curso”, afirmou à Lusa Luísa Ribeiro, coordenadora nacional das delegações do ACP.

O “Curso de Mecânica no Feminino” vai decorrer a 25 de janeiro em Ponta Delgada, entre as 15 e as 17 horas locais, sendo gratuito para sócias do ACP.

“Se anteriormente eram os homens que guiavam, eram eles que tinham todo o interesse. Mas as mulheres hoje em dia é que são, normalmente, responsáveis para levar os filhos à escola”, disse Luísa Ribeiro, acrescentando que o curso será ministrado por parceiros do ACP devidamente formados para o efeito.

Na prática, as participantes vão aprender, entre outras coisas, a descodificar o painel de instrumentos, como o conta quilómetros, as principais anomalias das viaturas, consultar o manual do proprietário, localizar e identificar componentes mecânicos do carro.

“Em termos gerais, fazer o arranque de emergência, como trocar pneus, segurança e sinalização que se deve fazer em caso de acidente, até o próprio preenchimento da declaração amigável são tudo coisas que focamos neste curso”, adiantou Luísa Ribeiro, revelando já existiram algumas inscrições, sem precisar o número.

Apesar do curso estar orientado para o público feminino a coordenadora nacional das delegações do ACP assegurou que “os homens também são bem vindos”.

“Enquanto as mulheres assumem que têm alguma dificuldade e desconhecimento da parte mecânica do carro, se perguntar ao homem, o homem sabe sempre. O homem nunca diz que não sabe. O que acontece é que há depois muitos homens que vêm trazer as mulheres ao curso e também ficam”, sustentou Luísa Ribeiro, acrescentando que esta formação já decorreu em Lisboa, Porto e Vila Real

O Automóvel Club de Portugal é uma Instituição de Utilidade Pública, fundada em 1903, sendo hoje reconhecido como o maior clube português em defesa do automóvel e dos automobilistas.

Desde novembro de 2013 que o ACP tem em funcionamento uma delegação nos Açores, na cidade de Ponta Delgada (ilha de S. Miguel), contando com quase 1500 sócios, dos quais 20% são mulheres.

Segundo disse Luísa Ribeiro, atualmente o ACP tem no total 300 mil sócios, dos quais 33% são mulheres.


Publicidade Inicial – net açores 9 – fundo 1

Opinião


Meteorologia

Tempo Ponta Delgada