Publicidade Nissan Note
Publicidade nissan qaishqai
Publicidade viveiros e rego

Diretor: Paulo Melo Domingo
31 de Agosto de 2014
Publicidade Inicial – Mercado das Ervas – header 2

Procissão do Corpo de Deus na Povoação

A Câmara Municipal da Povoação informa que as festividades do Corpo de Deus realizam-se de 31 de maio a 2 de junho do corrente.

Tapete de flores Corpo de Deus na Povoação Texto: NaoM |Foto: Direitos Reservados
Visualizações 2233

Este ano, por força da Lei, é a primeira vez que a procissão do Corpo de Deus não se realiza na tradicional quinta-feira. Assim, o cortejo religioso do Corpo e Sangue de Cristo é celebrado no domingo, dia 2 de junho, pelas 18 horas, na vila da Povoação.

A autarquia povoacense informa ainda que o dia do Feriado Municipal do Concelho da Povoação continua a realizar-se à sexta-feira, coincidindo este ano com o dia 31 de maio.

Na Povoação, a procissão do Corpo de Deus realizou-se pela primeira vez em 1905, por iniciativa do Pe. Ernesto Jacinto Raposo.

Cinco anos após a primeira procissão foi instituído o Feriado Municipal, por proposta do vereador Manuel Soares Brandão.

Por Portaria de 26 de Junho de 1905 se declarou que “ficaria a cargo das câmaras municipais a festividade da procissão do Corpo de Deus”, compromisso que a autarquia povoacense jamais deixou de cumprir.

Recorde-se igualmente que durante o corrente ano o Governo eliminará no total 4 feriados: dois civis (5 de Outubro – Implantação da República e o 1 de Dezembro – Restauração da Independência) e dois religiosos (o Corpo de Deus e do Dia de Todos os Santos).

A suspensão dos feriados religiosos estará em vigor até 2018, ano em que o Governo reavaliará as condições do acordo com a Santa Sé.


Publicidade Inicial – net açores 9 – fundo 1

Opinião


Meteorologia

Tempo Ponta Delgada