Publicidade Semanão diesel viveiros
Publicidade Semanão diesel viveiros
Publicidade Elefante Azul Web

Diretor: Paulo Melo Sexta-feira
24 de Outubro de 2014
Publicidade Inicial – Mercado das Ervas – header 2

Festa de S. Pedro GonçalvesTelmo decorre este fim-de-semana na Lagoa

É já no próximo fim-de-semana que o porto dos carneiros, na cidade de Lagoa, volta a acolher a festa em honra de S. Pedro Gonçalves Telmo.

Festa em honra de S. Pedro Gonçalves Telmo na Lagoa Foto|Texto: GI/CML-Carlos Rego
Festa em honra de S. Pedro Gonçalves Telmo na Lagoa
Visualizações 294

Carregado de uma forte componente religiosa, este é um certame recuperado em 2007 pelos pescadores deste porto, após um longo interregno, assumindo o mesmo uma importância crescente no seio da comunidade piscatória, mas igualmente junto da população em geral, facto comprovado com a mobilização de muitos visitantes a este porto de pescas aquando a sua realização.

Aliás, para além de possuir uma forte componente religiosa pela ligação com o padroeiro dos pescadores – São Pedro Gonçalves Telmo, esta festa destaca-se também pela sua animação musical, aliada à boa gastronomia.

Atenta à importância cultural e social destas festas, a autarquia lagoense tem apoiado anualmente a festa em honra de S.Pedro Gonçalves Telmo, reconhecendo, assim, a importância desta tradição no que respeita à promoção da identidade cultural e turística do concelho de Lagoa.

A festa no Porto dos Carneiros resulta de uma organização do centro social e cultural da Atalhada, que tem a forte colaboração e participação dos pescadores da cidade de Lagoa, contando igualmente com o apoio da câmara municipal de Lagoa e da direção regional do turismo.

Para João Ponte, “esta é uma das tradições que caracterizam a Lagoa cultural e socialmente, que foi, é e sempre será terra de pescadores, terra de homens corajosos que buscam o seu sustento no mar, numa profissão que é também base da economia lagoense.”

Do programa para o próximo fim-de-semana destaque no sábado para as atuações musicais de Mónica e Fernando Santos, pelas 21h00, seguindo-se a atuação de Pedro Estrela, as Fashion Girls, encerrando a noite com o DJ Fábio S.

No domingo, 17 de junho, o grande destaque vai para a componente religiosa da festa com a missa em honra de São Pedro Gonçalves Telmo, celebrada na igreja de Nossa Senhora do Rosário a partir das 12h00, a que se seguirá uma procissão até ao porto dos Carneiros, seguida de um cortejo marítimo com os barcos dos pescadores a levarem a população, bem como a imagem do padroeiro S. Pedro Gonçalves Telmo. Posteriormente, segue-se o convívio entre pescadores e a população, com o tradicional churrasco de sardinhas, acompanhadas de batata cozida, arroz doce e massa sovada, num convívio que promete juntar várias centenas de pessoas, tal como nos anos anteriores. A animação musical ficará a cargo de Nuno Martins e as suas bailarinas a partir das 22h00, seguido da atuação musical da banda musical Blackout pelas 23h00.


Publicidade

Opinião


Meteorologia

Tempo Ponta Delgada